Baterias de condensadores

Bateria de condensadores

As baterias de condensadores funcionam como geradores que fornecem aos equipamentos elétricos a energia reativa necessária para a manutenção do campo eletromagnético reduzindo assim o valor da sua fatura energética.

Em termos técnicos este método simples efetua uma otimização do fator de potência da sua instalação.
O fator de potência pode variar entre 0 e 1. Um índice 1 no fator de potência indica que toda a eletricidade que atravessa o contador está a ser usada a 100%.

Acontece que normalmente na maioria das situações o fator de potência é de cerca de 0,77, o que significa que apenas 77% da eletricidade que passa através do contador está a ser utilizada de forma eficaz, os restantes 23% são desperdiçados em energia reativa

A instalação deste tipo de equipamentos otimiza o fator de potência na maioria dos casos para valores entre 96 e 98, conduzindo assim à eliminação da parcela da energia reativa da sua fatura energética. Adicionalmente a instalação deste tipo de equipamentos permite ainda as perdas internas da rede elétrica na situação de compensação descentralizada e melhorar a estabilidade da rede interna.